As origens do ensino da palavra de Deus remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.
O conceito de educação, o papel da escola, o papel do professor tem mudado drasticamente. A educação não pretende apenas transmitir conhecimentos acadêmicos. A escola vem mudando seu olhar e buscando fazer do seu aluno um sujeito ativo, capaz de atuar no mundo de maneira criativa, sensível, responsável. O professor já não é mais o detentor do conhecimento, mas um facilitador, um intermediador do processo ensino-aprendizagem.
Diante disso, o professor da EBD, como educador cristão que é, também precisa repensar o seu papel. A EBD, igualmente, precisa acurar o seu olhar e entender os seus alunos sob uma perspectiva integral do desenvolvimento, na qual corpo, emoção, razão e espírito não se separam e são todos essenciais para a constituição de um ser humano não apenas livre, independente, crítico como, também, um ser humano redimido e transformado por Cristo, capacitado e conduzido pelo Espírito Santo para se relacionar e agir no mundo como um embaixador do reino de Deus.